JOGO SOBRE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO –
PROBABILIDADE E ESTATISTICA
Objetivo: Jogo criado para trabalhar com as
crianças de 5º ano a probabilística.
Material
utilizado:
Palito de sorvete e retalhos de EVA
que sobrou da elaboração do jogo de tabuleiro e lousa para desenhar o gráfico
juntamente com os alunos e folha de sulfite para imprimir a tabela.
Regras
do jogo:
Neste
propósito de trabalhar a probabilidade e estatística em sala de aula em turma
de 5º ano, é importante que o jogo seja realizado em duplas.
Cada participante recebera três
palitos e o jogo iniciará mediante a aposta que ambos farão do número zero ao
número seis.
Ao decorres da jogada, ao jogar um,
numero, na próxima este mesmo numero não poderá ser jogado objetivando alcançar
a aposta.
O participante que acertar o lance
abaixará um palito a mesa restando apenas dois e assim sucessivamente, e o
participante que abaixar todos os palitos vence a rodada.
Em cada rodada os participantes
registram suas apostas, o resultado e o nome do vencedor daquela rodada na
tabela.
Lances utilizados para alcançar
os seguintes resultados:
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||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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AÇÃO
1) Deixar que os participantes joguem por algum tempo
2) Investigando o jogo
2.1)
Simulando
as possíveis colocações de alcançar os respectivos resultados:
a)
Probabilidade da soma ser 1:
1 probabilidade:
- se um jogador jogar um palito e o
outro jogador não jogar nenhum palito;
b) Probabilidade da soma ser 2:
2 probabilidades;
- se um jogador jogar dois palitos e
o outro jogador não jogar nenhum;
- se um jogador jogar um palito e o
outro jogar também um palito;
c) Probabilidade da soma ser 3:
2 probabilidades;
- se um jogador jogar três palitos e
o outro não jogar nenhum.
- se um jogador jogar dois palitos e
o outro jogador jogar um palito.
d)
Probabilidade da soma ser 4:
2 probabilidades:
- se um jogador jogar dois palitos e
o outro jogar também dois palitos;
- se um jogador jogar três palitos e
o outro jogador jogar um palito;
e) Probabilidade da soma ser 5:
1 probabilidade:
- se um jogador jogar três palitos e
o outro jogador jogar dois palitos;
f) Probabilidade da soma ser 6:
1 probabilidade:
– os dois jogadores jogarem os três
palitos;
1-
Construir
uma tabela de dupla entrada e complete-a com todos os resultados possíveis.
2- Investigando
a tabela - Será apresentado questões que permitem o participante investigar a
chance da probabilidade de um evento acontecer.
a)
Qual o numero total de adições que podemos
obter?
R: 9
b)
Qual a probabilidade de acontecer a maior
soma?
R: 1
c)
Qual a chance de acontecer a menor soma?
R: 1
d)
Qual a soma tem maior chance de acontecer?
R: De alcançar o 2, 3
e 3
e)
Quais somas tem a menor chance de acontecer?
R: As somam que
alcançam o resultado 1, 5 e 6
f)
Qual a probabilidade da soma ser maior que 3?
R: 4 probabilidades
g)
Qual a probabilidade da soma ser menor que
três?
R: 3 probabilidades
4) Com os resultados alcançados, construir um
gráfico que descreva as estatísticas de possíveis acertos no jogo.
Objetivo
do jogo:
Ø
Levar o aluno a identificar as possíveis
formas de alcançar o resultado do jogo, inserindo possíveis conhecimentos de
probabilidades e estatísticas de maneira lúdica, pois ele aprenderá jogando,
pensando nas diferentes formas de alcançar a aposta;
Ø
O jogo poderá ser feito de materiais
recicláveis: com tampinha de garrafa, palitos de sorvete, palitos de fósforo,
dadinhos e até mesmo com os lápis de cor.
Ø
Poderá ser ampliado para uma sequencia
didática para uma maior assimilação do conceito, pedindo também para os alunos
identificarem possíveis formas de erros;
Ø
Poderá também ampliar o número de palitos
utilizados no jogo, a qual acarretará em maiores números possível de acertos e
erros, isso caberá ao professor identificar a evolução e maturação do aluno
mediante este conceito para dificultar o jogo;
Ø
Mediante estas discutições feitas para os
alunos assimilarem o conceito de probabilidade e estatísticas, poderemos
utilizar essas questões feitas nas cartinhas para jogar no jogo do tabuleiro
feito no trabalho anterior, e assim o aluno que conseguir responder as questões
avança o numero de casa que as cartinhas propõem e se errar fica uma rodada sem
jogar.
Ø
Como visto nas fotos a principio, dos palitos
elaborados eles poderão ser utilizados com outro tipo de jogo nas series
anteriores, formando um jogo de dominó de cores.
APRESENTADO POR:
APARECIDA BARBOSA
REGINA DUARTE
GLORIA CAMANHOS
CAMILA LAIOLA
ANA PAULA
PEDAGOGIA 5º
SEMESTRE- METODOLOGIA DE MATEMÁTICA
Muito legal a atividade, sou testemunha, com certeza irei utilizar em sala de aula. Parabéns meninas.
ResponderExcluirQuantos palitinho foram usados? Eles também são enumerados?
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